Tronco Inicial – 1o Semestre de 2009
Carga horária: 120 horas
Ementa:
Habilidades para produção e compreensão textual, usos da linguagem, interatividade e comunicação multimídia.
Como objetivo principal desta disciplina, o aluno construirá um website com conteúdo personalizado e adequado ao nível universitário, demonstrando suas habilidades no uso da linguagem.
Conteúdo:
- Inglês instrumental;
- Navegação na web;
- Novas tecnologia de Informação e comunicação;
- Ferramentas de edição (online);
- Usos da Linguagem (técnica, marketing, formal, falacias não formais, etc)
Avaliação (Notas AB1 e AB2):
Acompanhamento do desenvolvimento do website, de acordo com os marcos estabelecidos em sala de aula.
Para um bom desempenho acadêmico, observe os seguintes critérios:
- Assiduidade e pontualidade em sala de aula e laboratório.
- Organização e clareza dos trabalhos.
- Utilização adequada de linguagem técnica, persuasiva e informal.
- Honestidade, respeito e ética no ambiente acadêmico.
Nos trabalhos acadêmicos, são desejáveis os seguintes aspectos:
- Riqueza de conteúdo multimídia e criatividade
- Acessibilidade e funcionalidade do conteúdo
- Clareza e simplicidade (com elegância) do material apresentado
- Autenticidade e propriedade intelectual
Planejamento de Aulas
16/02 – Apresentação da disciplina (Material, Trabalhos, Avaliação, etc.)
17/02 – Distribuição de atividades – Contextualização e vivência universitária.
01/03 – Noções de internet: hipertexto, hiperlink, imagem digital, websites, sites de busca e email
02/03 – Primeiras propostas: Identificar e documentar uma problematica de sua localidade
08/03 -Ato Estudantil: Paralização pela Segurança do Campus
09/03 – Introdução ao Inglês Instrumental: Leitura do texto Gadgets of the Future, Available Now (SpeakUp 253)
15/03 – Bletchley Park – Leitura do texto e audio – Mensagens codificadas
16/03 – Publicação na Internet – Website academico pessoal
22/03 – Aula no laboratório – leitura de notícias (wikipedia, New York Times, Le Monde ) – Writing an Essay
23/03 – Writing an Essay
29/03 – Exibicao do video “Entrevista Pierre Levy – Roda Viva”
30/03 – Textos: The Future and How to Cope With it, When the Phones Rule the World
05/04 – Iniciando o seu prório site (registro em servidores de hospedagem)
06/04 – Construindo seu próprio site
12/04 – Publicando seu ensaio: “How does the world see us?”
13/04 – Avaliação – 1a AB
19/04 – Planilhas eletronicas (parte 1)
20/04 – Planilhas eletronicas (parte 2)
26/04 – Erbase 2010
27/04 – Video do prof. Marconi
03/05 – Emerson Costa / Evelin Linguagem não-formal
04/05 – [Sâmia / Laureane] [Maciel / Franklin] Falácias não formais
10/05 – [Laise / Maxlandia (Rosinha)] / [Joseja / Allan]
11/05 – [Iara / Lucas]/[Emerson / Jairã]
17/05 -[Henrique / Allyson]/[Kesiane / Tacia]
18/05 – Ricardo / David Piratas do Vale do Silício
24/05 – [Valdeci / Gleice]/[Marcos / Luis Paulo]
25/05 -[ Edylla / Marilaine]/[Roberta / Jadla]
31/05 – Concurso para professor UFAL
01/06 – Concurso para professor UFAL
07/06 – [Wdley / Tamires], [Moises / Cicero] Falácias não formais (A Enciclopédia das Falácias)
08/06 – [Taline / Renata ] ,[Isadora / Samira]
14/06 – Josineide / Nelma Avaliação – 2a AB
15/06 – Divulgação das Notas 2a AB
21/06 – Prova de Reposição
22/06 – Divulgação das Notas de Reposição
28/06 – Prova Final
29/06 – FERIADO (Floriano Peixoto)
07/07 – Encerramento do semestre
Bibliografia e leituras recomendadas
04/08/2010 – O nordeste na tomada do crescimento
16/02/2009 – Speak Up 253 – Gadgets of the Future, Available Now (pdf)
08/03/2009 – SpeakUp 254 – Bletchley Park (pdf, mp3)
16/03/2009 – Umbrella (by Rihana) (pdf, mp3), “Umbrella – Cavaleiros do Forró” (mp3)
Comments
Gostei da ordem e principalmente do planejamento de aulas. Seria muito legal os demais professores divulgarem dessa forma.
Eu gostei muito do seu jeito de ensinar. Não sei muito inglês, mas eu vou procurar saber o maximo que puder, para que eu possa subir tanto na vida escolar quanto na profissional. Queria lhe parabenizar por sua sabedoria!
Pablo tá dificil desenrrolar esse site. Já tentei pelo wordpress, yahoo e nada… Mas não desisto, vou conseguir. Tô igual cego em tiroteio, esse ingles tá me detonando!
Voces terão oportunidade de participar de palestras na Semana da Zootecnia. Eh um ótimo momento de trocar idéias e práticas com profissionais da sua área.
Oi Prof. Pablo a minha equipe ja colocou o trabalho do seminario no seti como o senhor pediu só q o meu ñ ta dando oq eu faço e sai hoje do hospital eu fiquei 7 dias enternado e ainda tenho um atestado com mais 8 dias e licença e to preocupado com isto, pois ainda ñ conceguimos colocar no meu seti o trabalho do seminario oq eu faço?
Meu querido professor,estou tendo dificuldades com o website,estou preocupada e com muito medo de não conseguir tudo a tempo…mas não desstirei e vou tentar até conseguir…abraços de sua aluna e fã!Que Deus te abençoi e que sejas sempre esse professor,muitas luz de Deus para vc e toda tua família!!!!
Pablo, estou com muita dificuldade no inglêse no web site, mais já tive algum avanço. O meu produto está bastante adiantado, assim que eu estiver dominando o site o lançarei no mercado. abraço.
Da forma que voce conseguir publicar, será valido. Iremos debater em sala de aula as formas mais adequedas de acordo com o conteúdo.
Trackbacks
[…] LIC – Lógica, Informática e Comunicação […]