LIC – Lógica, Informática e Comunicação

Tronco Inicial – 1o Semestre de 2009

Carga horária: 120 horas

Curriculum Vitae – Professor

Ementa:

Habilidades para produção e compreensão textual, usos da linguagem, interatividade e comunicação multimídia.

Como objetivo principal desta disciplina, o aluno construirá um website com conteúdo personalizado e adequado ao nível universitário, demonstrando suas habilidades no uso da linguagem.

Conteúdo:

  • Inglês instrumental;
  • Navegação na web;
  • Novas tecnologia de Informação e comunicação;
  • Ferramentas de edição (online);
  • Usos da Linguagem (técnica, marketing, formal, falacias não formais, etc)

Avaliação (Notas AB1 e AB2):

Acompanhamento do desenvolvimento do website, de acordo com os marcos estabelecidos em sala de aula.

Para um bom desempenho acadêmico, observe os seguintes critérios:

  • Assiduidade e pontualidade em sala de aula e laboratório.
  • Organização e clareza dos trabalhos.
  • Utilização adequada de linguagem técnica, persuasiva e informal.
  • Honestidade, respeito e ética no ambiente acadêmico.

Nos trabalhos acadêmicos, são desejáveis os seguintes aspectos:

  • Riqueza de conteúdo multimídia e criatividade
  • Acessibilidade e funcionalidade do conteúdo
  • Clareza e simplicidade (com elegância) do material apresentado
  • Autenticidade e propriedade intelectual

Planejamento de Aulas

16/02 – Apresentação da disciplina (Material, Trabalhos, Avaliação, etc.)

17/02 – Distribuição de atividades – Contextualização e vivência universitária.

01/03 – Noções de internet: hipertexto, hiperlink, imagem digital, websites, sites de busca e email

02/03 – Primeiras propostas: Identificar e documentar uma problematica de sua localidade

08/03 -Ato Estudantil: Paralização pela Segurança do Campus

09/03 – Introdução ao Inglês Instrumental: Leitura do texto  Gadgets of the Future, Available Now (SpeakUp 253)

15/03 – Bletchley Park – Leitura do texto e audio – Mensagens codificadas

16/03 – Publicação na Internet – Website academico pessoal

22/03 – Aula no laboratório – leitura de notícias (wikipedia, New York Times, Le Monde ) – Writing an Essay

23/03 – Writing an Essay

29/03 – Exibicao do video “Entrevista Pierre Levy – Roda Viva”

30/03 – Textos: The Future and How to Cope With it, When the Phones Rule the World

05/04 – Iniciando o seu prório site (registro em servidores de hospedagem)

06/04 – Construindo seu próprio site

12/04 – Publicando seu ensaio: “How does the world see us?”

13/04 – Avaliação – 1a AB

19/04 – Planilhas eletronicas (parte 1)

20/04 – Planilhas eletronicas (parte 2)

26/04 – Erbase 2010

27/04 – Video do prof. Marconi

03/05 – Emerson Costa / Evelin Linguagem não-formal

04/05 – [Sâmia / Laureane] [Maciel / Franklin] Falácias não formais

10/05 – [Laise / Maxlandia (Rosinha)] / [Joseja / Allan]

11/05 – [Iara / Lucas]/[Emerson / Jairã]

17/05 -[Henrique / Allyson]/[Kesiane / Tacia]

18/05 – Ricardo / David Piratas do Vale do Silício

24/05 – [Valdeci / Gleice]/[Marcos / Luis Paulo]

25/05 -[ Edylla / Marilaine]/[Roberta / Jadla]

31/05 – Concurso para professor UFAL

01/06 – Concurso para professor UFAL

07/06 – [Wdley / Tamires], [Moises / Cicero]  Falácias não formais (A Enciclopédia das Falácias)

08/06 – [Taline / Renata ] ,[Isadora / Samira]

14/06 – Josineide / Nelma Avaliação – 2a AB

15/06 – Divulgação das Notas 2a AB

21/06 – Prova de Reposição

22/06 – Divulgação das Notas de Reposição

28/06 – Prova Final

29/06 – FERIADO (Floriano Peixoto)

07/07 – Encerramento do semestre

Bibliografia e leituras recomendadas

04/08/2010 – O nordeste na tomada do crescimento

16/02/2009 – Speak Up 253 – Gadgets of the Future, Available Now (pdf)

08/03/2009 – SpeakUp 254 – Bletchley Park (pdf, mp3)

16/03/2009 – Umbrella (by Rihana) (pdf, mp3), “Umbrella – Cavaleiros do Forró” (mp3)

09/03/2010 – Bad Romance (Lady Gaga) (pdf, mp3)

Comments

  • REGIS  On 17, February 17+00:00 2009 at 9:46 pm

    Gostei da ordem e principalmente do planejamento de aulas. Seria muito legal os demais professores divulgarem dessa forma.

  • Rodrigo  On 24, February 24+00:00 2009 at 9:22 pm

    Eu gostei muito do seu jeito de ensinar. Não sei muito inglês, mas eu vou procurar saber o maximo que puder, para que eu possa subir tanto na vida escolar quanto na profissional. Queria lhe parabenizar por sua sabedoria!

  • gilvaneo cicero da silva  On 1, April 01+00:00 2009 at 7:19 pm

    Pablo tá dificil desenrrolar esse site. Já tentei pelo wordpress, yahoo e nada… Mas não desisto, vou conseguir. Tô igual cego em tiroteio, esse ingles tá me detonando!

  • pabloviana  On 6, May 06+00:00 2009 at 9:14 pm

    Voces terão oportunidade de participar de palestras na Semana da Zootecnia. Eh um ótimo momento de trocar idéias e práticas com profissionais da sua área.

  • rodrigo  On 22, June 22+00:00 2009 at 11:19 pm

    Oi Prof. Pablo a minha equipe ja colocou o trabalho do seminario no seti como o senhor pediu só q o meu ñ ta dando oq eu faço e sai hoje do hospital eu fiquei 7 dias enternado e ainda tenho um atestado com mais 8 dias e licença e to preocupado com isto, pois ainda ñ conceguimos colocar no meu seti o trabalho do seminario oq eu faço?

  • Lucimelry(Melry)Porto  On 9, August 09+00:00 2009 at 7:43 pm

    Meu querido professor,estou tendo dificuldades com o website,estou preocupada e com muito medo de não conseguir tudo a tempo…mas não desstirei e vou tentar até conseguir…abraços de sua aluna e fã!Que Deus te abençoi e que sejas sempre esse professor,muitas luz de Deus para vc e toda tua família!!!!

  • eronildesleite  On 19, August 19+00:00 2009 at 4:26 pm

    Pablo, estou com muita dificuldade no inglêse no web site, mais já tive algum avanço. O meu produto está bastante adiantado, assim que eu estiver dominando o site o lançarei no mercado. abraço.

  • pabloviana  On 9, September 09+00:00 2009 at 7:32 pm

    Da forma que voce conseguir publicar, será valido. Iremos debater em sala de aula as formas mais adequedas de acordo com o conteúdo.

Trackbacks

Leave a reply to Rodrigo Cancel reply